computação quântica
Nvidia
Rolls Royce

Rolls-Royce usará computação quântica para desenvolver motores a jato

A Nvidia, Rolls-Royce e Classiq, empresa de software quântico, estão utilizando computação quântica para desenvolver formas de levar maior eficiência a motores a jato. As empresas recorreram à plataforma de computação quântica da Nvidia para projetar e simular um circuito de computação quântica para dinâmica de fluidos computacional (CFD). O circuito mede 10 milhões de camadas […]

Publicado: 07/12/2025 às 05:25
Leitura
2 minutos
Rolls-Royce, motor, jato, avião, turbina, IFS
Construção civil — Foto: Reprodução

A Nvidia, Rolls-Royce e Classiq, empresa de software quântico, estão utilizando computação quântica para desenvolver formas de levar maior eficiência a motores a jato. As empresas recorreram à plataforma de computação quântica da Nvidia para projetar e simular um circuito de computação quântica para dinâmica de fluidos computacional (CFD).

O circuito mede 10 milhões de camadas de profundidade com 39 qubits.

Já a Rolls-Royce e sua parceira, a Classiq, com sede em Israel, projetaram o circuito usando mecanismo de síntese e o simularam usando GPUs. Segundo a Nvidia, a velocidade e a escala do processo foram possibilitadas pelo cuQuantum, um kit de desenvolvimento de software que inclui bibliotecas e ferramentas otimizadas para acelerar os fluxos de trabalho da computação quântica.

Leia também: Moderna usará computação quântica e IA da IBM na fabricação de vacinas

A fabricante planeja usar o novo circuito em sua jornada em CFD para modelar o desempenho de projetos de motores a jato em simulações que usam métodos de computação clássica e quântica.

Com a tecnologia, a Rolls-Royce mira também planos para construir motores a jato de última geração que apoiem sua transição energética para uma aviação mais sustentável.

“Projetar motores a jato, que são um dos dispositivos mais complicados do mundo, é caro e desafiador computacionalmente”, diz Ian Buck, vice-presidente de hiperescala e HPC da Nvidia. “A plataforma de computação quântica oferece um caminho potencial para enfrentar esses problemas enquanto acelera sua pesquisa e desenvolvimento futuro de motores a jato mais eficientes.”

“Aplicar os métodos de computação clássica e quântica diretamente ao desafio de projetar motores a jato nos ajudará a acelerar nossos processos e realizar cálculos mais sofisticados”, afirma Leigh Lapworth, pesquisador de ciência computacional da Rolls-Royce.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas