e-commerce
Estudo
experiência do cliente
Salesforce

Salesforce: 66% do varejo quer substituir experiências físicas por virtuais

Estudo da Salesforce mostra que empresas de alto desempenho esperam que a maior parte da receita em três anos venha de canais digitais

Publicado: 08/12/2025 às 19:39
Leitura
2 minutos
varejo, e-commerce
Construção civil — Foto: Reprodução

Duas em cada três (66%) das empresas consideradas de alta performance estão investindo mais para substituir experiências físicas por virtuais no varejo, enquanto apenas 24% das de baixo rendimento estão fazendo o mesmo. Ao mesmo tempo o e-commerce se torna cada vez mais presente, com as compras digitais crescendo 200% entre março de 2019 e o mesmo mês de 2020, e a parcela da receita vinda dessa modalidade aumentando para 75% no segundo trimestre de 2020.

É o que revela a primeira edição da pesquisa State of Commerce feita pela Salesforce. Foram entrevistados 1.400 líderes do varejo nas regiões da América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico, Japão e Europa. Foram analisados ainda o comportamento de consumo de mais de 1 bilhão de consumidores ao redor do mundo.

Leia mais: 7 maneiras pelas quais a Covid-19 mudou a TI para sempre

O estudo considera as mudanças de paradigma na relação entre comércio eletrônico e físico conforme a pandemia de COVID-19 avançava. A transição para canais digitais se acelerou, mas também foi feita de modo e com investimentos diferentes pelos negócios ao longo de 2020.

Classificação e desempenho

Cerca de 35% das empresas ouvidas pela Salesforce classificaram a si mesmas como de alta performance, o que significa serem bem-sucedidas em seus esforços digitais. As de performance moderada foram 55% das ouvidas. Já as de baixa performance, ou seja, aquelas que dizem não ter alcançado resultados satisfatórios ou simplesmente não investiram em digitalização das vendas, são 10% do total.

Entre as empresas do primeiro grupo – as de alta performance – 56% esperam que a maioria da receita venha dos canais digitais nos próximos três anos. Para isso, pretendem investir em recursos como vídeo e chat ao vivo (73%), eventuais virtuais em redes sociais (58%), realidade virtual (44%), entre outras tecnologias.

A pesquisa completa pode ser baixada (em inglês) nesse hotsite da Salesforce.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas