inteligência artificial
medicina
saúde

Maioria dos líderes de saúde no Brasil planeja investir em IA no próximo ano

A inteligência artificial (IA) tem ganhado cada vez mais espaço entre as instituições de saúde, a medida que suas soluções prometem mais praticidade, assertividade e personalização do tratamento. Segundo dados do relatório “Moving The Future”, realizado pela MV, multinacional brasileira de tecnologia para a saúde, a IA já é utilizada por 3.500 estabelecimentos de saúde […]

Publicado: 11/12/2025 às 02:55
Leitura
3 minutos
Saúde IA método ágil
Construção civil — Foto: Reprodução

A inteligência artificial (IA) tem ganhado cada vez mais espaço entre as instituições de saúde, a medida que suas soluções prometem mais praticidade, assertividade e personalização do tratamento. Segundo dados do relatório “Moving The Future”, realizado pela MV, multinacional brasileira de tecnologia para a saúde, a IA já é utilizada por 3.500 estabelecimentos de saúde brasileiros – 3.200 deles sendo privados. As lideranças do setor também planejam ampliar o alcance da tecnologia. Segundo a pesquisa CEO Survey PwC, 76% dos CEOs de Saúde no Brasil pretendem investir em IA nos próximos 12 meses.

“São inegáveis os ganhos que a inteligência artificial pode trazer para a saúde, tanto no viés de melhoria na qualidade de vida, auxiliando em diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e atendimento personalizado, quanto no suporte ao exausto sistema de saúde que busca maior eficiência de custos para proporcionar uma saúde de qualidade e acessível a todos”, afirma Emerson Zarour, diretor de Inovação da MV.

Leia também: Receita mundial de chips com IA atingirá US$ 53 bi em 2023, diz Gartner

A vocação da IA para o setor de saúde pode ser vasta. De acordo com a pesquisa da MV, 75% dos profissionais ouvidos consideram a Inteligência Artificial uma ferramenta promissora para auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças. Além disso, 64,3% dos entrevistados possuem algum grau de familiaridade com o uso da Inteligência Artificial na área da saúde, sendo que 28,6% demonstraram estar bem familiarizados com as ferramentas. Quando questionados sobre a influência da tecnologia em suas profissões, 82,1% dos especialistas acreditam que as novas ferramentas não tomarão o lugar do ser humano nos próximos anos.

Na análise do estudo da MV, os dados indicam que grande parte dos brasileiros enxerga a inteligência artificial como aliada. “Essa tecnologia é fundamental para a automatização de processos na saúde, liberando os profissionais para focar em atividades mais complexas e interativas do cuidado, enquanto a máquina se encarrega das tarefas repetitivas. Isso proporciona um atendimento mais personalizado e permite que o médico dedique a sua atenção na experiência do paciente”, destaca o diretor corporativo de Tecnologia da MV, Andrey Abreu.

Veja mais: Conselheiros de empresas veem IA generativa como risco de segurança

Especialistas preveem que, ao se aprimorar, a IA fará parte de diversas áreas, como medicina de precisão; diagnóstico precoce e prevenção; robótica e automação, com o impulsionamento de assistentes médicos automatizados, e saúde mental, com chatbots ainda mais inteligentes e assistentes virtuais ajudando a fornecer suporte emocional e identificar sinais precoces de problemas mentais. “É um cenário disruptivo, com potencial para transformar a medicina como a conhecemos. Ao buscar um equilíbrio entre inovação e responsabilidade, podemos aproveitar todo o potencial da IA para proporcionar um cuidado mais eficaz, acessível e humano”, diz Paulo Magnus, CEO da MV.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas