cibersegurança
Fecomercio-RS
IA
inteligência artificial
machine learning
Senac
Service IT
Sesc
Sistema S

Exclusivo: Sistema S protege 700 mil e-mails mensais em parceria com Service IT no Rio Grande do Sul

A Fecomércio-RS, o Sesc e o Senac implementaram uma nova solução para monitorar e detectar riscos em tempo real em mais de 6,3 mil caixas de entrada. A iniciativa surgiu a partir da ampliação da parceria com a Service IT, empresa especializada em consultoria nas áreas de TI, cibersegurança e outsourcing. Atualmente, o sistema conta […]

Publicado: 07/12/2025 às 15:20
Leitura
2 minutos
Homem de braços cruzados em frente a uma parede escura com o logótipo metálico da empresa “SERVICE IT”. O logótipo inclui um símbolo vermelho e prateado em forma de “S” estilizado. O homem está vestido com uma camisa escura e tem uma expressão confiante e profissional.
Construção civil — Foto: Reprodução

A Fecomércio-RS, o Sesc e o Senac implementaram uma nova solução para monitorar e detectar riscos em tempo real em mais de 6,3 mil caixas de entrada. A iniciativa surgiu a partir da ampliação da parceria com a Service IT, empresa especializada em consultoria nas áreas de TI, cibersegurança e outsourcing.

Atualmente, o sistema conta com mais de 90 unidades ativas no Rio Grande do Sul, recebendo cerca de 700 mil e-mails por mês. A colaboração com a Service IT teve início em outubro de 2023, com um projeto voltado ao mapeamento de ativos e ao aprimoramento do nível de maturidade em segurança. Com a implementação de uma gestão de vulnerabilidades, foi possível identificar os principais níveis de risco no ecossistema e investir de forma precisa em medidas de proteção.

A partir desse processo, foi adotada a Darktrace, uma solução que utiliza inteligência artificial generativa e aprendizado de máquina para fornecer visibilidade preventiva sobre a postura de segurança dos usuários. Em outras palavras, se um colaborador acessar uma pasta incomum ou em um horário fora do expediente, o sistema gera automaticamente uma análise e um alerta ao gestor de segurança sobre o possível risco.

Leia mais: Exclusiva: Itaú Unibanco migra para AWS e reduz tempo de entrega em 99%

“A tecnologia orienta ações mais assertivas e proporciona uma análise bastante detalhada. É uma etapa importante na nossa estratégia completa de proteção”, explica Leonardo Lemes, sócio-diretor da Service Security, da Service IT.

Com respostas autônomas, a ferramenta reduz a necessidade de intervenções manuais. “Como o sistema analisa o contexto e oferece uma resposta imediata, temos a tranquilidade de saber que nossa segurança está sendo continuamente monitorada e fortalecida”, afirma Diego Böck, coordenador técnico de Cibersegurança da Fecomércio-RS/Sesc/Senac.

Com aprendizado de máquina embutido, a solução identifica e replica comportamentos recorrentes, como e-mails de remetentes que são sempre deletados pelo usuário. A estratégia é colocar o colaborador no centro, prevenindo fraudes por meio de phishing e automatizando rotinas que demandam tempo. Segundo Böck, com o êxito das etapas já implementadas, existe a possibilidade de expansão do projeto.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas