desmatamento
Hitachi
Hitachi Vantara
madeira ilegal
Rainforest Connection

Solução analisa dados sonoros para prevenir desmatamento ilegal

A Hitachi Vantara, subsidiária de infraestrutura e soluções digitais da Hitachi, e a ONG Rainforest Connection, que usa dados em tempo real para impedir desmatamento e caça ilegais, anunciaram nesta segunda (15) o uso de uma solução sonora para prever a extração ilegal de madeira em florestas tropicais. Ela funciona com base em dispositivos instalados […]

Publicado: 08/12/2025 às 16:07
Leitura
2 minutos
floresta tropical amazonica com rio e céu, bioeconomia
Construção civil — Foto: Reprodução

A Hitachi Vantara, subsidiária de infraestrutura e soluções digitais da Hitachi, e a ONG Rainforest Connection, que usa dados em tempo real para impedir desmatamento e caça ilegais, anunciaram nesta segunda (15) o uso de uma solução sonora para prever a extração ilegal de madeira em florestas tropicais. Ela funciona com base em dispositivos instalados nas copas das árvores.

Os dispositivos – chamados “guardians” – detectam ruídos de motosserra em tempo real e enviam aos guardas-florestais para que verifiquem o local do alerto. O problema é que esse processo pode levar até 14 dias e, em alguns casos, as árvores são perdidas quando os guardas chegam.

Leia mais: ASG e sustentabilidade: moda ou motor para as startups

Para reduzir esse tempo de resposta, a Vantara aplicou uma tecnologia de análise de dados e construiu algoritmos que criam uma linha de base dos sons da floresta. Essa “assinatura bioacústica” simplifica e acelera o processo de identificação de anomalias. A ideia é identificar madeireiros quando exploram os locais em que pretendem derrubar árvores, ou seja, antes de ligarem as motosserras.

A solução detecta esses avisos antecipados e alerta os guardas-florestais em tempo real. Segundo a empresa, com isso eles podem ganhar até cinco dias de antecedência para chegar ao local.

Parceria em evolução

De acordo com a World Wide Fund for Nature, a WWF, a cada dois segundos uma área de floresta tropical do tamanho de um campo de futebol é destruída no mundo, e 90% do desmatamento ilegal é feito para extração de madeira. Segundo uma pesquisa da Rainforest Alliance, o desmatamento é responsável por 10% de todas as emissões mundiais de carbono, sendo um grande contribuinte para o aquecimento global.

A parceria entre Vantara e Rainforest Connection foi feita em 2019. Ambas trabalham juntas para co-criar a solução bioacústica. Os próximos passos do projeto incluem a implementação de uma rede de guardiões em mais de 11 países.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas