ataque hacker
incidente cibernético
STJ

STJ sofre ataque hacker e fica 48h fora do ar durante o Carnaval

Durante o recesso de Carnaval, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi surpreendido por um ataque cibernético que deixou seu site fora do ar por cerca de 48 horas. A ação, que teve início na última segunda-feira (03), afetou a consulta pública a processos e notícias, impactando temporariamente a comunicação com a sociedade. Segundo informações […]

Publicado: 11/12/2025 às 18:59
Leitura
2 minutos
stj
Construção civil — Foto: Reprodução

Durante o recesso de Carnaval, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi surpreendido por um ataque cibernético que deixou seu site fora do ar por cerca de 48 horas. A ação, que teve início na última segunda-feira (03), afetou a consulta pública a processos e notícias, impactando temporariamente a comunicação com a sociedade.

Segundo informações do site especializado CISO Advisor, o ataque foi realizado por meio de uma operação DDoS (Distributed Denial of Service), com o responsável pelo golpe alegando ter alcançado 10 milhões de conexões simultâneas. Essa sobrecarga de acessos impediu o funcionamento normal do portal do STJ, resultando em mensagens de erro – como o notório “Oops! Página não encontrada” –, que deixaram os usuários sem acesso às informações públicas.

Leia também: TSMC anuncia investimento de US$ 100 bi nos EUA 

Para o Valor Econômico, o tribunal confirmou que sofreu uma tentativa de invasão. No entanto, esclareceu que os sistemas internos não foram afetados, indicando que o ataque se restringiu à interface de consulta pública. “Para lidar com a situação, foram ativados mecanismos como a validação de acesso do usuário humano, o que pode causar lentidão, porém sem comprometer o funcionamento do portal e de seus serviços”, afirmou o STJ, ressaltando que medidas emergenciais foram adotadas para minimizar os efeitos da ação maliciosa.

Algumas páginas começaram a ser restauradas na manhã desta quarta-feira (05), mas a indisponibilidade de quase dois dias evidenciou os desafios que instituições públicas enfrentam na proteção contra ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados. Especialistas alertam que operações DDoS – que sobrecarregam servidores com acessos simultâneos – têm se tornado uma ferramenta frequente entre hackers, especialmente em períodos de menor vigilância digital, como foi o caso do Carnaval.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas