liderança feminina
mulheres em tecnologia
STEM
TCS

TCS investe em programa de capacitação para mulheres na tecnologia

Em celebração ao Mês da Mulher, a Tata Consultancy Services (TCS) reforça seu investimento no programa de capacitação em Londrina, voltado para mulheres na área de tecnologia. O objetivo da iniciativa é contribuir para a redução da lacuna de gênero no setor. Direcionado às colaboradoras da empresa, o programa oferece a oportunidade de aprimorar competências […]

Publicado: 06/12/2025 às 22:52
Leitura
2 minutos
Um letreiro iluminado com as letras "tcs" em branco está fixado na fachada de um prédio moderno de cor escura. A estrutura do edifício apresenta janelas verticais e detalhes arquitetônicos minimalistas. O céu ao fundo está parcialmente nublado, refletindo sutilmente na superfície do letreiro (mulher)
Construção civil — Foto: Reprodução

Em celebração ao Mês da Mulher, a Tata Consultancy Services (TCS) reforça seu investimento no programa de capacitação em Londrina, voltado para mulheres na área de tecnologia. O objetivo da iniciativa é contribuir para a redução da lacuna de gênero no setor.

Direcionado às colaboradoras da empresa, o programa oferece a oportunidade de aprimorar competências e aprofundar conhecimentos em áreas estratégicas da tecnologia. Em 2024, 898 mulheres foram beneficiadas, e a meta da companhia é aumentar em 40% o número de formadas neste ano.

“Em um setor onde a representatividade feminina ainda é um desafio, iniciativas como essa são essenciais para promover a equidade de gênero e criar oportunidades para que mais mulheres ocupem posições de liderança”, destaca Isabel Costa, head de Diversidade e Inclusão da TCS Brasil.

Leia também: SXSW 2025: cinco lições de Amy Webb para os CTOs

A participação feminina tem crescido anualmente na TCS. No último ano, a empresa registrou um aumento de 82% nas contratações de mulheres. Para 2025, a meta é alcançar 25% de colaboradoras em cargos de liderança. Além do programa em Londrina, a TCS também investe na formação de jovens estudantes do ensino médio em temas relacionados à sigla STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês), por meio de parcerias com a escola social Marista Irmão Acácio, em Londrina, e com as instituições AFESU e CEPAC, em São Paulo.

Em 2023, 387 jovens mulheres participaram do programa, número que saltou para 890 em 2024.

“Nosso compromisso com a diversidade e inclusão vai além das nossas colaboradoras, estendendo-se também às futuras gerações de profissionais de tecnologia. Acreditamos que, ao investir na formação de jovens mulheres, estamos contribuindo para a construção de um futuro mais equitativo e diverso para o setor”, complementa Isabel.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas