EY
transformação digital

Tecnologias disruptivas estão entre os principais desafios dos líderes na América Latina, diz EY

A incorporação de tecnologias disruptivas aos negócios tem preocupado os executivos brasileiros e latino-americanos conforme avançam suas jornadas de transformação digital. Uma nova pesquisa realizada pela EY revelou que 40% dos executivos ouvidos veem o tema como seu maior desafio externo de negócios para os próximos três anos. O cenário econômico global (45%) e as […]

Publicado: 11/12/2025 às 03:36
Leitura
3 minutos
Tecnologias EY
Construção civil — Foto: Reprodução

A incorporação de tecnologias disruptivas aos negócios tem preocupado os executivos brasileiros e latino-americanos conforme avançam suas jornadas de transformação digital. Uma nova pesquisa realizada pela EY revelou que 40% dos executivos ouvidos veem o tema como seu maior desafio externo de negócios para os próximos três anos. O cenário econômico global (45%) e as incertezas políticas (40%) também figuram entre os principais obstáculos, ao lado do aumento dos custos e dos preços das matérias primas (31%) e entradas de novos concorrentes local e global (28%). O estudo “Desafios e Tendências das Empresas em Latam 2023” ouviu cerca de mil executivos de altos cargos em 18 países, incluindo o Brasil.

Em específico, no Brasil, os desafios das empresas estão relacionados a melhorias operacionais, produtividade e custos (46%); crescimento da participação no mercado (36%) e tecnologia e transformação digital (33%). Em quarto lugar vem inovação (32%) e, em quinto, estratégia e transformação de negócios (31%).

Empresas à prova de futuro

O estudo revela que as empresas possuem um caminho importante a ser percorrido: 51% das lideranças dizem ter um modelo de negócios que lhes permite enfrentar a situação atual e os desafios futuros e 40% apontam o mesmo em relação ao seu modelo operacional. Em toda a amostra, 56% dos respondentes afirmam que o seu modelo de negócios está preparado e 49% dizem o mesmo em relação ao seu modelo operacional.

Em relação às tendências globais mais importantes para as indústrias, nos próximos três anos, as companhias brasileiras estão colocando o foco em inovação (87%), produtividade impulsionada por tecnologia (84%) e segurança cibernética e segurança de dados (78%). Na quarta e quinta posição estão a digitalização e indústria 4.0 (77%) e novos requisitos regulatórios (66%).

“As empresas latino-americanas enfrentarão uma economia frágil e políticas incertas nos próximos anos, tanto local, quanto internacionalmente. Contudo, três anos após o início da pandemia, as empresas sentem-se mais preparadas para enfrentar os altos e baixos do mercado. Os seus principais desafios serão continuar com a transformação digital, manter o crescimento e melhorar suas operações, além de aumentar a sua produtividade e reduzir custos”, ressalta Manuel Solando, sócio líder regional de EY para América Latina.

Leia também: IA generativa transformará as funções dos líderes de engenharia de software

Quando os líderes brasileiros foram perguntados sobre qual frase reflete o momento da empresa, 31% dos entrevistados afirmam que sua empresa está avançando; 39%, acelerando; 23%, reagindo e 5% sobrevivendo.

“Embora o percentual não seja maior que 50%, podemos observar que os dois primeiros itens assinalados pela maioria são os mais otimistas das opções. Parte desse otimismo e resiliência é reflexo da pandemia que obrigou as organizações a acelerarem seus planos de transformação digital. Após esse período conturbado no mundo inteiro, os executivos aprenderam a ‘trocar o pneu com o carro em movimento’. Isso significa que estão pensando e implementando soluções a curto prazo e, para isso, investem cada vez mais em tecnologia como um agente facilitador para os seus negócios”, afirma Victor Guelman, sócio-líder de Markets e Business Development da EY Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas