Beneficência Portuguesa
BP
executivo de ti do ano
Executivo de TI do Ano 2021
Lilian Hoffmann
telemedicina

Telemedicina na BP: desafio para a medicina de qualidade

Um efeito importante da pandemia sobre o setor da saúde – além, claro, do socorro prestado aos doentes de COVID-19 – foi a consolidação da telemedicina como alternativa assistencial. Antes vista com temor, a modalidade foi capaz não só de reduzir o número de pessoas em hospitais e clínicas, evitando contaminações, como também manteve os […]

Publicado: 08/12/2025 às 18:53
Leitura
5 minutos
Lilian Hoffmann, CIO e COO da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Construção civil — Foto: Reprodução

Um efeito importante da pandemia sobre o setor da saúde – além, claro, do socorro prestado aos doentes de COVID-19 – foi a consolidação da telemedicina como alternativa assistencial. Antes vista com temor, a modalidade foi capaz não só de reduzir o número de pessoas em hospitais e clínicas, evitando contaminações, como também manteve os atendimento, principalmente para pacientes recorrendo à atenção básica, ou primária.

Na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, a tarefa de implantar o recurso ficou a carga de Lilian Quintal Hoffmann, CIO e COO do tradicional hospital paulistano. A executiva, que acumula mais de 20 anos de experiência no setor, incluindo passagens pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital São Luiz, ao liderar o projeto Digital Care Delivery – Começando pela Telemedicina, foi premiada como Executiva de TI de 2021 na categoria Mundo Híbrido.

“O sentimento é de felicidade e orgulho porque, principalmente no ano passado, trabalhar em meio a uma pandemia foi novo para todo mundo”, diz a executiva, lembrando das dificuldades enfrentadas. “Mesmo nós de tecnologia precisamos lidar com uma doença nova, um comportamento novo. Como pessoas estávamos suscetíveis a contrair essa doença.”

A implantação do projeto começou em maio de 2020, e contemplou uma plataforma digital de atendimento e a elaboração de protocolos e de uma estratégia de práticas médicas na nova modalidade. Não se tratou de um processo culturalmente simples, já que houve resistência entre os profissionais e gestores.

“Existiu um primeiro momento de grande resistência, porque o hábito não era esse. Existia uma ideia de que a telemedicina entregaria uma saúde ‘menor’ do que [a medicina com] o paciente presente”, conta a CIO. Ao menos a falta de uma regulação específica para a modalidade foi resolvida em abril de 2020, com a publicação da lei 13.989/2020, que permitiu o uso da telemedicina durante a crise causada pelo coronavírus.

Tecnologia e protocolos

Um terceiro desafio elencado por Lilian foi o tecnológico, mas “não pela tecnologia em si”. Para ela a grande dificuldade foi que os envolvidos entendessem que a plataforma não é barreira, mas sim o entendimento de que a tela é só um meio para se praticar medicina de qualidade. “Fazer videoconferência é simples, telemedicina é mais complicado”, resume.

Esse desafio foi vencido por meio da implantação de um comitê de implantação e práticas médicas. O grupo multidisciplinar, do qual participaram médicos, farmacêuticos, enfermeiros e gestores, definiu critérios para o uso da telemedicina, além de protocolos e treinamentos para estabelecer um padrão de atendimento. Foi responsável por delimitar que pacientes poderiam ou não ser atendidos na modalidade.

“Por exemplo, não estamos fazendo [telemedicina] com crianças”, explica ela. Também foram definidas coisas como “o endereço do paciente, se ele acompanhado, o que é primordial se ele desmaiar. Todas essas coisas foram pensadas.”

Foi implementada a plataforma argentina DOC24, segundo Lilian pelas características técnicas, incluindo a aberta para integrações com os sistemas de gestão da BP. O comitê optou por um modelo em que os médicos estariam no hospital, munidos de equipamentos pensados para uso em telemedicina, de modo a facilitar o acesso do médico aos sistemas necessários – muito embora atendimentos emergenciais por um smartphone, por exemplo, sejam possíveis.

O pronto-atendimento (PA) foi a primeira área do hospital digitalizada. O atendimento foi iniciado pelos colaboradores (cerca de 10 mil pessoas) e seus familiares, e depois para os cerca de 3.700 associados do hospital – um grupo majoritariamente idoso, que precisava de cuidado, mas cuja exposição deveria ser evitada.

Ganhos e satisfação

Os resultados foram positivos. Atualmente cerca de 10% de todos os atendimentos do PA são feitos digitalmente. Entre os colaboradores, no entanto, essa porcentagem já chega a 60%. A modalidade também é usada para consultas em algumas especialidades, como oncologia, por exemplo. E há tendência de ampliação.

“Queremos ampliar para o monitoramento”, diz a CIO. “E temos outro projeto, ainda em MVP, para pensar em capilaridade. Estamos em São Paulo, mas a telemedicina consegue expandir os pontos de atendimento.”

Lilian menciona estudos que tornam possível captar informações de pacientes por meio de sensores capazes de medir níveis de oxigênio sanguíneo, ritmo cardíaco e até exames laboratoriais não invasivos. Os projetos de inovação miram modelos em que um profissional não-médico possa ir até o paciente e ampliar o uso da telemedicina por meio de dispositivos.

“A tecnologia saiu do suporte e pode fazer entregas para o negócio. A telemedicina mostrou isso muito claramente”, diz a executiva, que também diz ter extraído do projeto lições de trabalho em equipe. “Com o advento da telemedicina ficou muito claro que tínhamos uma dor que foi resolvida quando todas as cabeças se sentaram juntas, inclusive a regulação do país.”

Finalistas Executivo de TI do Ano 2021 – CIOs

Categoria: Mundo Híbrido

Vencedora – Lilian Quintal Hoffmann –  Diretora de tecnologia , BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Finalista – Luciano Lopes Pereira – Diretor de TI, Uniube

Finalista – Raúl Rentería – CTO, OLX Brasil

 

 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas