BI
Business Intelligence

Mira o crescimento? O BI como aliado estratégico (e operacional)

O conceito de Business Intelligence (BI) tem se modificado ao longo dos últimos anos, e na prática, se confunde com o avanço de novas soluções digitais. Hoje, se pudermos resumir o potencial por trás da metodologia, é possível classificar a união entre pessoas, dados e tecnologia como uma porta de entrada para oportunidades de alto […]

Publicado: 09/12/2025 às 17:03
Leitura
4 minutos
gerente de produtos, análise, analytics
Construção civil — Foto: Reprodução

O conceito de Business Intelligence (BI) tem se modificado ao longo dos últimos anos, e na prática, se confunde com o avanço de novas soluções digitais. Hoje, se pudermos resumir o potencial por trás da metodologia, é possível classificar a união entre pessoas, dados e tecnologia como uma porta de entrada para oportunidades de alto valor estratégico e também operacional.

De acordo com a IBM, 78% dos líderes empresariais projetam investir em tecnologia para 2023, em informações levantadas sobre o Brasil. De fato, a presença tecnológica parece representar um caminho inadiável para gestores dedicados a potencializar o desempenho de suas operações. Entretanto, é esperado que desafios batam à porta de organizações com pouca maturidade digital.

Essencialmente, o BI surge como uma ótima alternativa para traduzir os benefícios oferecidos pelos dados em vantagens reais, que impactem a rotina de profissionais e, por consequência, a efetividade dos processos conduzidos. Trata-se do processo de transformar dados em insights valiosos, mirando finalidades que vão desde a eficiência, a lucratividade e a correção de problemas. Se o objetivo é crescer e alavancar resultados, ter um background de referências analíticas faz total diferença.

Uma nova perspectiva para a tomada de decisão

O cotidiano operacional costuma ser marcado por volumes significativos de informações, produzidas por fontes diversificadas e designadas para finalidades específicas. No que diz respeito ao gerenciamento, a tecnologia proporciona saídas vantajosas, como é o caso da implementação de um ERP. Mas para ir além e atribuir muito mais utilidade à figura dos dados, é fundamental se pensar em meios para coletar e analisar esses materiais, compreendendo relevâncias, verossimilhanças, e outros aspectos que classificam a qualidade de uma informação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Nesse sentido, um conjunto de técnicas e ferramentas de Business Intelligence é capaz de transformar informações em insights proveitosos, visando trazer respostas a demandas importantes ao negócio. Para profissionais que compartilham a tomada de decisão como uma constante no dia a dia de trabalho, isso significa ter o apoio de referenciais confiáveis, desencadeando ações assertivas e uma taxa de erros menor.

Conceitualmente falando, em relação à aplicabilidade do BI, é importante lembrar que sua execução deve ser garantida por soluções específicas, enquanto o tratamento dos dados, conduzido para prever resultados e otimizar etapas, entrega ao usuário final uma visualização ampla sobre os conteúdos analisados.

Visão analítica sobre tendências, padrões e processos

Estimular a competitividade do negócio é um objetivo plausível, mas que depende, diretamente, da boa execução de inúmeros fatores. O BI, por sua abrangência, possibilita que a empresa visualize e entenda processos, padrões de comportamento dos clientes, tendências de mercado – tudo isso sob uma ótica de inteligência analítica.

Além de fornecer clareza ao caminho a ser percorrido pela organização, esse nível de embasamento técnico serve de base para que estratégias aderentes sejam traçadas, o que culmina em contribuições indiretas, a exemplo de uma melhor distribuição dos recursos, a otimização do tempo gasto com atividades e a readequação de colaboradores, dessa vez, os valorizando enquanto profissionais estratégicos.

Por fim, entendo que o suporte de uma solução de Business Intelligence tenha sua relevância justificada em termos práticos. Trata-se de um movimento natural para empresas que enxergam o digital como uma realidade de gestão, e mais do que isso, uma abertura para oportunidades que resultem em um crescimento contínuo e sustentável.

*Ricardo Ferreira é Head de Operações na Actionsys. O executivo é pós-graduado em Gerenciamento Estratégico Econômico de Projetos e tem experiência em Gerenciamento de Projetos de TI, incluindo plataforma Web, CRM, ERP, ferramentas de RH, infraestrutura e integrações de serviços.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas